Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje, 10 de dezembro, é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data existe para sempre relembrar e apontar a necessidade de ações do estado e da sociedade no cumprimento de compromissos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na declaração universal dos Direitos Humanos.

Esse dia foi escolhido pois, em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, um passo importante para uma sociedade mais justa e igualitária.

Porém, a data só veio ser reconhecida como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, 20 anos depois. Quando foi escolhida pela UNESCO em 1968.

A citação utilizada na imagem nesta postagem é de uma entrevista do Refugiado Abbas Amini, que para alertar sobre os problemas e amplificar o discurso dos refugiados, literalmente costurou com uma linha seus olhos e sua boca. Um grito de socorro para uma causa tão importante, e que mesmo presente por toda a história da humanidade, ainda se faz presente e urgente ser debatida.

Em seu discurso silencioso através de sua ação, a linha de costura não foi apenas um símbolo. Tudo isso para demonstrar através de um ato a violência silenciosa que as burocracias estatais, o preconceito e o próprio direito provocam aos refugiados, apátridas, estrangeiros e, indiretamente, todos nós que carregamos a marca de sermos estrangeiros em potencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *